PRF afirma que a imprudência dos motoristas tem sido a principal causa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) culpou a falta de atenção dos motoristas como causa dos acidentes registrados nas estradas no último fim de semana. A intensificação do fluxo de veículos nas BRs 364 e 317 durante a visita do presidente Lula e as festas de São Sebastião no interior do Estado fizeram crescer o número de ocorrências.

De acordo com o inspetor da PRF, Peregrino Silveira, em todos os registros feitos pelo pelotão foi constatada a imprudência dos condutores. Três acidentes foram verificados na BR-317, que teve uma movimentação anormal de autoridades brasileiras, peruanas e de curiosos que se dirigiram a Assis Brasil para ver o presidente da República.

Na BR-364, as maiores ocorrências foram registradas na área de Rondônia, sendo a morte de uma família inteira na Vila Extrema e o atropelamento de um rapaz na Vila Califórnia. O inspetor federal lembrou que o casal estava no carro com os filhos no horário da madrugada, quando a orientação é que se dirija durante o dia. O acidente em questão foi causado por um motorista que perdeu o controle do caminhão depois de bater em um cavalo.

Em um dos acidentes registrados na BR-317, o motorista de um caminhão trazia mais de sessenta pessoas na carroceria do veículo, quando perdeu o controle e saiu da pista. Muitos passageiros foram cuspidos para o meio do asfalto e se machucaram sem gravidade, sendo conduzidos pelo Samu até o hospital de Brasiléia.

Segundo Peregrino Silveira, a elevação do número de colisões não ocorreu por falta de orientação ou de policiamento, já que as equipes da PRF do Acre e de Rondônia trabalharam em conjunto para auxiliar no período. Ele lembrou que o policiamento sinalizou as áreas mais movimentadas com “cones”, enquanto os agentes do lado de Rondônia orientavam aos motoristas quanto aos trechos com maior fluxo de veículos.

Mais uma vez, Silveira chamou a atenção dos motoristas para a observância das regras de segurança no trânsito. Ele disse que recomenda que as viagens sejam feitas no período do dia por causa da visibilidade. “Em alguns locais o condutor só vê as depressões no asfalto quando passa por elas, e se for a noite, com a pista escorregadia, pode perder o controle do veículo e causar uma tragédia”, lembrou.

O inspetor alertou para o uso dos equipamentos de segurança dos passageiros e dos veículos, como cinto de segurança, extintores de incêndio e documentação. “O cuidado também envolve a verificação do sistema de freio do carro e a suspensão, além da obediência à sinalização, não ingerir bebida alcoólica e respeitar os limites de velocidade.”

Desrespeito à sinalização no Parque do Tucumã

A Policia Rodoviária Federal deverá intensificar a fiscalização na BR-364, na área do Parque do Tucumã. Segundo o inspetor Peregrino Silveira, os motoristas não estão respeitando a sinalização e fazem o retorno de forma irregular. O limite de velocidade também está sendo deixado de lado pela maioria dos condutores que trafegam diariamente no trecho.

Desde já, a PRF alerta que, nesse caso os maus condutores podem ser multados sem que haja a abordagem por parte dos patrulheiros. “Basta que o condutor seja flagrado pelos policiais cometendo infração. Nesse caso, as placas serão anotadas e em seguida serão tomadas as devidas providências para punir os delitos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui