O acidente ocorrido no final da noite de domingo com dois ônibus da empresa Andorinha, que colidiram frontalmente, provocando a morte de 32 pessoas até o momento e 22 feridos em estado grave, pode ter sido causado por cansaço dos motoristas. Esse é o alerta do SOS Estradas – Programa de Segurança nas Estradas.

Segundo as informações prestadas por representante do DER-SP, no trecho da pista onde ocorreu o acidente com os dois ônibus da Andorinha a pista está em boas condições, a visibilidade é de 400m num sentido e 700m no outro e um ônibus a 80km/h precisa de menos de 90m para parar.

A mudança de faixa, numa suposta ultrapassagem num trecho como esse, que é uma das hipóteses do acidente, pode ser ocasionada por um motorista cansado, que não avalia bem o risco, por já estar perdendo a capacidade de reflexo. Outra possibilidade é um cochilo.

O motorista dorme por alguns segundos e ao perceber que vai bater, por exemplo, na traseira de um caminhão, muda de faixa brutalmente colidindo com outro veículo que vem em sentido oposto. Num acidente com essas características, os indícios apontam para cansaço.

Principalmente considerando que motoristas são profissionais submetidos a escalas pesadas. Essa possibilidade deve ser investigada com atenção pelas autoridades, no caso ANTT e ARTESP, responsáveis pela concessão das linhas , afirma Rodolfo Alberto Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui