As chuvas estão atrapalhando as obras do Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas estradas de Mato Grosso. Em pelo menos três pontos os reparos não puderam começar ontem, como estava previsto pelo Governo Federal. Na BR-158, no trecho do entrocamento com a BR-242 até Ribeirão Cascalheira, Norte de Mato Grosso, a coordenação estadual do Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (Dnit) ainda não sabe o dia do lançamento das obras.

Nessa região, devem ser recuperados 132 quilômetros de estradas de terra e uma ponte de madeira. Outro ponto em que as obras dependem da estiagem fica na BR-163, entre Guarantã do Norte e a divisa de Mato Grosso com o Pará. Lá, estão previstos serviços de encascalhamento, melhoria de pontes de madeira e bueiros num trecho de 53,7 quilômetros, segundo o coordenador do Dnit no estado, Laercio Coelho Pina.

Ontem pela manhã, ele lançou o programa no município de Campo Verde, na rodovia BR 070. Pina informou que também não foi possível começar as obras na BR-242, entre São Félix do Araguaia e o entroncamento com a BR-158. Numa extensão de 119 quilômetros de estradas de chão, o governo previu encascalhamento e recuperação de pontes e bueiros.

Nos outros 13 pontos previstos no programa, as obras começaram ontem. Em alguns casos, como na BR-158 entre Confresa e a fronteira com o Pará, os serviços de melhorias começaram antes, no sábado, segundo Laercio Pina.

Conforme o coordenador do Dnit para Mato Grosso foram destinados R$ 22,4 milhões do programa emergencial para recuperar um total de 1,7 mil quilômetros. Mas, como o estado tem 4 mil quilômetros de rodovias federais, boa parte estaria em obras usando recursos do orçamento de 2005.

Pelo menos quinze empresas foram contratadas para obras dentro desse programa. Apesar das chuvas, que se intensificam em fevereiro e março, o coordenador do Dnit mantém a previsão de que, em 90 dias, as vias federais que cortam o estado estarão em condições de trafegabilidade.

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