O pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão) do Rio Grande do Sul encaminhou ontem ao governador Tarso Genro (PT) uma nova proposta de contrato de concessão para os sete polos pedagiados no Estado. Os contratos se encerram em 2013.

O relatório da câmara temática que analisou o tema apresenta um novo modelo para os pedágios. Se a proposição for adotada pelo governo do Estado, as próximas concessionárias deverão levar em conta as necessidades das regiões para definir as obras ou os serviços a serem prestados, além de diminuir os preços cobrados nas praças.

A câmara temática que discutiu o tema também deliberou no relatório pela criação de um conselho de usuários, que analisará a prestação de serviços. Para o grupo, o modelo de financiamento das estradas gaúchas não deve ser único, mas sim, mesclar a administração pública (pedágios comunitários) e concessões à iniciativa privada.

Após a reunião, o governador Tarso Genro (PT) disse que acredita que a proposta do Executivo tem proximidade com a apresentada pelo Conselhão. “Nosso horizonte é fazer nova licitação e promover finalização do edital, que, pelo que vimos no Conselhão, é viável, com a redução dos preços e a exclusão do pedágio de Farroupilha”, afirmou Tarso. O governador ainda descartou a possibilidade de prorrogar o contrato com as concessionárias que prestam o serviço hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui