Historiadores iniciam movimento para preservar a “velha pista” de 500 m

Os cerca de 500m que ainda restam da primeira pista de asfalto construída em Natal, datada de 1942, se vêm ameaçados diante da obra de duplicação da BR-101. O trecho, por muitos ignorado, é a memória viva dos 17km da ‘‘velha pista’’, nome dado ao trajeto construído em menos de seis semanas, que, segundo historiadores, foi por onde passaram oficiais, soldados, marinheiros, aviadores e civis dos Estados Unidos, ligando-os do Centro à Base Aérea, mais conhecida por Trampolim da Vitória. Hoje a Parnamirim Road se resume a um pedaço de acostamento, próximo ao limite entre Natal e o município vizinho.

Preocupados com o possível desaparecimento da Parnamirim Road, um grupo de pesquisadores pretendem tombar a área e lá colocar um monumento, fazendo com que a memória da cidade seja preservada até as próximas gerações. ‘‘Nossa intenção não é fazer com que a obra de duplicação seja paralisada. Nós apenas acreditamos que a história da nossa cidade deve ser respeitada’’, conta Manoel Gentil Marinho Pessoa Neto. Segundo ele, a construção da ‘‘velha pista’’ teve seu início em 22 de agosto de 1942. Tratava-se de uma obra-prima de tecnologia da época, que reuniu mão-de-obra local com equipamentos então de última geração, vindos dos EUA.

De acordo com o historiador Augusto Maranhão, a primeira pista de asfalto do estado recebeu um investimento na ordem de 600 milhões de cruzeiros e foi primordial para o desenvolvimento de Natal. ‘‘Com a construção da Parnamirim Road Natal deixou de ser aquele lugar provinciano e, pela primeira vez em sua história, respirou o progresso’’, afirma Maranhão. Pela ‘‘velha pista’’passaram os caminhões, jeeps e carros americanos que apressavam o esforço contra o inimigo comum, os alemães.

O professor e historiador Protásio Pinheiro de Melo relembra com humor no seu livro Contribuição norte-americana à vida natalense: ‘‘Foi a primeira vez que o povo de Natal viu uma pista de asfalto na cidade’’. A partir dela, surgiram na década de 1960 os chamados conjuntos residenciais, os novos bairros que deram origem à Zona Sul natalense. Ao lado da Parnamirim Road os americanos construíram os 20km do tubulação, que, segundo historiadores, chegavam a transportar 100 mil litros de combustível por dia, que eram usados nos aviões americanos que passavam pelo Trampolim da Vitória.

Nos anos 70, à época da primeira duplicação da BR-101, pouco sobrou da Parnamirim Road. Além da faixa (ver foto), dois ou três menores trechos da pista sobrevivem em meio às mudanças vividas na zona metroplitana de Natal. Augusto Maranhão acredita que, passando por mais uma duplicação da rodovia, a velha pista não resistirá. ‘‘Poupem o que ainda resta da Parnamirim Road. Preservem a história de Natal’’, conclui o historiador.

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