Mafra – Quem transita pela BR-116, entre Mafra e Monte Castelo, já percebe a movimentação de homens e máquinas nas margens da rodovia. Cerca de 140 quilômetros da via, em território catarinense, estão incluídos na Operação Tapa-buracos, anunciada pelo governo federal. O objetivo é restaurar parte das estradas, bastante danificadas pela falta de manutenção. Outra rodovia do Planalto Norte que faz parte do projeto é a BR-280, entre Mafra e Canoinhas.

A rodovia alterna trechos bem conservados e sinalizados, com outros esburacados, cheios de ondulações. Outro problema é a falta de sinalização e de acostamento. Já o trecho mais crítico, de acordo com o motorista Júnior Furtado, está entre os municípios de Papanduva e Santa Cecília. O percurso de 60 quilômetros, segundo ele, pode trazer sérios danos aos veículos, além do risco de acidentes. Há 13 anos ele trabalha como motorista de empresa de ônibus e faz a linha Curitiba/

Lages, percorrendo o trajeto quase que diariamente. Furtado conta que muitos passageiros chegam a ficar preocupados. “Devia haver mais fiscalização no trecho. Vejo muitos caminhões carregados com tora, e isso contribui para danificar as estradas”, afirma.

De acordo com o Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT), a execução da travessia urbana de Canoinhas, na BR-280, deve começar em 30 dias. A obra tem custo total previsto de R$ 3,45 milhões. No ano passado, cerca de R$ 8 milhões foram investidos na reforma da rodovia. Além da camada asfáltica nova, a rodovia também vai receber sinalização. Pinturas de faixas no chão e refletores luminosos para auxiliar os motoristas durante a noite também fazem parte do projeto. Segundo o agente administrativo do DNIT, Sílvio Rodrigues Matoso, responsável pela manutenção de rodovias, a reforma não é a ideal para o trecho, mas vai resolver os buracos.

O maior problema da BR-280 é o excesso de peso de caminhões que transitam pela via. O fechamento da BR-153, no Paraná – interditada em setembro devido a problemas estruturais em uma ponte – fez com que todo tráfego fosse desviado para a rodovia catarinense, e isso contribuiu para a abertura de buracos na pista. Outras duas obras devem ser iniciadas nos próximos dias. É a construção de rótulas nos trevos de acesso a Papanduva, na BR-116, e em Três Barras, na 280. Nos dois locais, haverá a participação das Prefeituras locais. Levantamento da Polícia Rodoviária Federal aponta os trevos ao longo da BR-116 como sendo os locais mais perigosos da rodovia.

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