Lins – O Ministério dos Transportes iniciou ontem os serviços de tapa-buracos entre os quilômetros 178,3 (Lins) e o 347,7 (divisa de São Paulo com o Paraná) da rodovia Transbrasiliana (BR-153). A intervenção faz parte do Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas organizado pelo governo federal em 25 estados para a recuperação de 26,5 mil quilômetros de rodovias federais. Na região de Araçatuba, a BR-153 foi incluída no programa emergencial porque é a única rodovia federal.

O trecho da rodovia a partir de Lins, passando pela região de São José do Rio Preto, até a divisa com Minas Gerais, também será recuperado. No entanto, o início das obras nessa parte da Transbrasiliana deve ser anunciado posteriormente pelo Ministério dos Transportes. Para a recuperação do trecho entre Lins e a divisa com o Paraná, a União vai investir R$ 1,3 milhão. O outro trecho de 182,7 quilômetros, a partir do acesso a Lins até Minas, vai custar R$ 650 mil.

O programa emergencial que vai recuperar o trecho paulista da BR-153 é custeado por crédito extraordinário, no valor de R$ 440 milhões, aberto por uma Medida Provisória editada no início do ano para o Ministério dos Transportes. Além do trecho paulista da BR-153, que passa por Lins e Promissão, na região de Araçatuba, começaram a atuar ontem 120 frentes de trabalho em todo o País. De acordo com a assessoria de comunicação do ministério, o programa de recuperação vai durar seis meses.

No Estado de São Paulo, além da BR-153, estão dentro do pacote de recuperação as rodovias BR-101, BR-116 (Régis Bittencourt) e a Fernão Dias, todas próximas à região metropolitana, litoral e Vale do Paraíba. Ao todo, 622 quilômetros receberão a operação tapa-buracos do ministério.

A assessoria informa que, além da operação emergencial, serviços de restauração vem sendo realizados nesta rodovia desde abril de 2003 pelo 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.

A etapa de recuperação do trecho da rodovia entre a divisa com Minas Gerais e Lins começou em abril de 2004 e será finalizada em junho deste ano 2006 com investimentos de R$ 2,9 milhões.

O batalhão também executa obras do km 178,3 ao km 347,7 iniciadas em setembro de 2004 com investimentos de R$ 4,9 milhões. De acordo com o cronograma, os serviços serão finalizados em março deste ano.

Todos os convênios com o Exército incluem a execução os serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização horizontal e vertical da rodovia.

Entre Bady Bassit e José Bonifácio, na região de Rio Preto, a recuperação inclui também a construção de terceira faixa e acostamentos com investimentos de R$ 11 milhões.

ESTRATÉGICA – A BR-153 é a principal rota de ligação da região de Araçatuba com o sul, centro-oeste e norte do País. A Transbrasiliana tem 3.566 quilômetros, e liga Marabá, no Pará, a Aceguá, no Rio Grande do Sul, passando por Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal. Fora do estado de São Paulo, a BR-153 ganha outros prefixos e contagem de quilômetros específica.

A construção da BR foi concluída na década de 1970 e nunca mais recebeu uma reforma integral.

O Ministério dos Transportes organiza processo licitatório para concessão da BR-153 à iniciativa privada. A privatização deve ocorrer até o fim do ano.

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