Estudo revela que 45% têm problemas de pressão arterial, 15% enxergam mal e 26% são obesos. Como está a saúde dos caminhoneiros que trafegam por estradas paranaenses administradas pela concessionária Viapar e qual a melhor maneira de orientá-los a buscar um tratamento, em caso de doença? Para responder a estas perguntas, a empresa que administra concessões de pedágio no Norte do Paraná promoveu um levantamento que entrevistou mais de 400 profissionais.

O trabalho, realizado em quatro etapas – a última em dezembro passado -, chegou a resultados preocupantes: revelou que quase metade dos que foram avaliados (45%) apresentaram pressão arterial alterada, 5% exibiam sinais de diabetes, 25% tinham hipoglicemia e 15% demonstraram dificuldades para enxergar.

Devido aos hábitos forçosamente sedentários, 70% dos motoristas de caminhão estavam com peso acima do ideal, sendo que 26% foram considerados obesos e 2% apresentaram obesidade mórbida.

O médico Nevton Brigmann, coordenador das equipes do programa, explica que o objetivo da iniciativa é fazer um diagnóstico do quadro de saúde dos caminhoneiros e ajudá-los, em caso de enfermidade, a buscar tratamento. “Muitos estavam há anos sem consultar um médico e nem sabiam que estavam doentes”, comentou. O programa, além de checar o estado de saúde dos caminhoneiros passou a municiá-los de informações para agilizar o tratamento, o que foi feito por meio de correspondência enviada posteriormente aos endereços de cada profissional.

A Viapar começou este trabalho em setembro e realizou as pesquisas a cada mês em um ponto diferente da malha viária de 546 km administrada pela empresa. Em cada etapa os caminhoneiros foram convidados a submeterem-se a exames clínicos de saúde, odontológicos e de acuidade visual, participaram de palestras sobre temas como doenças sexualmente transmissíveis e saúde bucal, receberam preservativos e brindes e tiveram a oportunidade de cortar o cabelo. Vários parceiros participam do programa, que a empresa pretende estender mensalmente ao longo de 2006: BR-Vida, Cesumar, Sest/Senat, Hoftalmar, Setcamar, Lowçucar e Polícia Rodoviária Estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui