Araçatuba – As obras na rodovia Marechal Rondon (SP-300) na região de Araçatuba só vão ser concluídas em março, segundo previsão do DER (Departamento de Estradas de Rodagem). O prazo inicial previsto no começo das obras, no segundo semestre do ano passado, era de terminar tudo em janeiro no trecho entre Guararapes e Araçatuba, e em fevereiro para a reconstrução da ponte na divisa de Promissão e Avanhandava.

De acordo com a assessoria de imprensa do DER, o atraso deve-se às chuvas abundantes de dezembro e início de janeiro. A assessoria informou que no trecho em obras entre Araçatuba e Guararapes, 70% dos reparos na pista já foram concluídos. Na ponte que divide Promissão e Avanhandava, a obra está com 45% das atividades previstas prontas.

A assessoria explica que poderá haver mais atrasos e o prazo de março não ser cumprido caso chova mais, visto que cada dia de chuva representa um dia a mais no cronograma de execução porque é impossível trabalhar, uma vez que as duas obras dependem da drenagem total do solo, conforme o órgão.

Enquanto as obras não forem concluídas, os dois trechos permanecem com pista simples em mão dupla. Para não impedir totalmente o tráfego entre Araçatuba e Guararapes, a pista leste (sentido interior-capital) serve para as duas mãos de trânsito até que a reconstrução da oeste (capital-interior) seja concluída. Depois disso, a pista leste será interrompida novamente e a oeste liberada para mão dupla.

Por causa das duas obras, os motoristas devem redobrar a atenção nos dois trechos de pista simples com mão dupla, onde a velocidade tem que ser reduzida – há sinalização de solo, cones iluminados, trabalhadores do DER e placas indicando o limite.

As obras entre Araçatuba e Guararapes ocorrem em um trecho de 6,7 quilômetros – entre os quilômetros 546,9 e 552,7 da pista capital-interior e o 547 e o 549,6 da pista interior-capital. O governo estadual investe R$ 4.120.538,63 na obra.

Essa parte da rodovia teve que ser reconstruída porque estava muito comprometida. As reformas realizadas nos últimos anos foram apenas paliativas e não conseguiram sanar o problema de excesso de umidade, que danificava a camada superficial de asfalto. Como a topografia do local é muito plana, o escoamento das águas pluviais fica comprometido.

A pista interior-capital do quilômetro 467, entre Avanhandava e Promissão, está interrompida em um trecho de 1,7 quilômetro devido às obras de reconstrução da ponte sobre o córrego Barra Mansa, que caiu há um ano por causa de uma tromba d água que atingiu a região. Os motoristas têm que usar uma faixa da pista capital-interior, que serve para mão dupla. O governo estadual investe R$ 2.428.978,30 na reconstrução da ponte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui