O pedágio na Niterói-Manilha nem começou a funcionar mas já teve a sua tarifa reduzida em 13,5%: de R$ 4,60 para R$ 3,98. Desde maio de 2005, o Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando o Programa de Concessão de Rodovias Federais, que inclui o trecho da BR-101 da Niterói-Manilha até a fronteira do Rio de Janeiro com o Espírito Santo. A análise completa do programa ainda não terminou, mas o relatório do TCU já concluiu que houve uma supervalorização no valor da tarifa do pedágio. Previstas para começar no segundo semestre do ano passado, as obras estão atrasadas e o governo corre contra o tempo para concluir a licitação até as eleições presidenciais. Com o aval do TCU, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) começa amanhã a promover audiências públicas nos estados que têm trechos a serem licitados, para poder publicar o edital. O leilão dos lotes está previsto para junho. Enquanto isso, os motoristas são obrigados a conviver com uma rodovia mal iluminada, mal sinalizada, com placas indicativas crivadas de balas e com acessos clandestinos.

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